quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dissertação Sobre Automóveis - Parte 1

Alguns já conhecem esse texto, fiz umas correções e resolví postar aquí, achei importante...

Desde que me conheço por gente sou apaixonado por carros, assim como a maioria da minha família por parte de pai, inclusive minha tia, irmã dele, que é uma ótima conversa quando o assunto é carro...

E desde que me entendo por apaixonado por carros sou apaixonado por VW's, comecei com Kombi (acreditem ou não), logo passei pro Fusca e não tão tarde, descobri que a VW era minha paixão real, mas, sempre admirei diversos modelos em separado, de diversas marcas, principalmente os nacionais... aliás, ao mesmo tempo que não me considero quase nada patriota, sempre fui um amante dos modelos nacionais, principalmente os esportivos!

Vcs devem estar se perguntando agora o motivo de eu estar dizendo essas coisas que são, de certa forma, particulares... Bem, o motivo é o seguinte: Eu estou profundamente desapontado com a industria automobilística atual e, ironicamente ou não, Principalmente a nacional!

Agora sim vcs devem estar pensando: ''Nooossa Arthur, grande novidade!'', é que não é bem por aí...

Estava aqui pensando, aliás, já penso isso há algum tempo mas isso vem meio que gritando à minha mente ultimamente, desde que a indústria nacional começou a se fortalecer pelos anos 60 e nas décadas que se seguiram de 70, 80 e 90 as pessoas se apaixonavam, se identificavam com os carros, não só com os nossos carismáticos Fusquinhas... seja o que fosse, um Corcel, um Opala, um Chevette, um Gol... O q fosse, era um carro almejado, desejado, um membro à mais na família... As revistas faziam grandes reportagens sobre eles, testes minuciosos, as propagandas de acessórios eram apaixonantes... O mundo automobilístico tinha uma certa magia à mais... Tão me seguindo? hehehe, Bom, não quero ficar sentimentalóide nem parecer um velho saudosista lamentando um tempo que passou mas, sinceramente o que noto desde o começo dos anos 2000 é uma banalização total da imagem e importância do carro nesse país.

Os carros tinham identidade, hoje em dia é tudo a mesma bosta... Sim, não são todos iguais, mas não há inovações (esteticamente falando)... Os poucos modelos ''esportivos'' que voltaram a povoar nossas ruas são nada mais, nada menos que ''bonecos enfeitados''... Um carro um pouco mais invocado de visual, com os mesmos acessórios de um de luxo que não tem ABSOLUTAMENTE NENHUMA DIFERENÇA MECÂNICA e um apelo estético que deixa muito a desejar...

Nesse mar de 1.0, se UMA montadora lança um 1.4, na outra semana TODAS TEM A PORRA DE UM 1.4! Se uma montadora lança um ''Cross'', no dia seguinte todas estão preparando um modelo Cross... Q É EXATAMENTE IGUAL nos apliques e funções, só muda o símbolo e o desenho do carro...

Meu, Q BOSTA! Q bosta! É um festival de deformidades tecnológicas de plástico e fios eletrônicos com uma vasta lembrança de mecânica e engenharia!

A última ''pérola nacional'' é a abominação medonha à que foi submetida a GM Montana, uma picape que era muito bonita e de qualidade razoável com um apelo estético que quase agradava gregos e troianos, se transformou num ''Agile pick-up'' com a caçamba avacalhada pra acompanhar a frente... A PICAPE É ASSUSTADORA! Até a Hoggar da Peugeot, que é nojentamente horrível ficou bonitinha com o lançamento da Nova Montana!

Não é de hoje que o mercado nacional gosta de vender modelos extremamente atrasados em relação ao resto do mundo, mas essa mania de ''maquiar'' os carros está me enojando de tal forma que estou ficando sem argumentos... Um 206 com um bico de 307 enxertado na frente e faróis que, nele ficam GIGANTES virou um ''novo modelo'', o 207 (se um pai que tem uma coisa daquelas na garagem deixar o filho chegar perto dela antes de dormir vai ter que pagar analista pro resto da vida, pq a criança não dorme nunca mais!), o Golf eu nem preciso comentar né? Afinal lá fora já estão no SEXTO e aqui temos um geração 4 modelado na Iberê e o mais incrível, PAGAMOS MAIS CARO NELE DO Q ELES PAGAM NUM SEXTA GERAÇÃO!

A última grande novidade é o ''New Fiesta'' (Aliás, desde o New Beetle, a palavra NEW antes do nome parece doce na boca dos publicitários!), sinceramente? Aquilo não parece com nada! Aliás, vc só lembra que é um carro pq, inevitavelmente, vai notar 4 rodas calçadas com 4 pneus!

O grande ponto é, não existe mais um desejo por um carro zero, pelo menos não por um que custe menos de 65 mil reais, o que é racionalmente impraticável, mas tem gente que paga sorrindo. Sim, pq os carros ''desejáveis'' da atualidade começam por aí... os outros são os famosos super esportivos que todo baiano (que os reais baianos não me levem à mal, é gíria de paulista...) sonha em ter enquanto dirige seu Mille 91 com 3 IPVA's atrasados...

Passamos de um país de GTS, GTI, XR3, SR, motores 1.8S, 2.0 com escapes dimensionados e suspensões preparadas para ''esportivos 1.4'' com kit visual e um bônus de 3 mil reais na tabela.

Passamos de Bancos Recaro à tecido emborrachado ou couro ecológico com costura especial...

A preocupação com o prazer de se dirigir um puro sangue se tornou a preocupação com um carro que parece desligado quando está em ponto morto, parece um robô por fora, tem interior de nave espacial e um monte de componente eletrônico que ''toma atitudes por sí próprio'' se entende que vc não dirige direito e, em caso de uma pane, transforma vc em passageiro mesmo estando com todos os comandos na sua cara!


Depois ainda vem gente me perguntar: '' Vc tem uma Brasília? PQ?!'' ou ''Aff, quando vc fala de carros vc só fala sobre carros de 96 pra baixo, como pode?''

Simples, PQ SÃO CARROS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário